sábado, 25 de junho de 2011

"CONFERÊNCIAS DISTRITAIS DE SAÚDE DO RJ - SMSDC - 2011"



O Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil e Presidente do Conselho, Hans Fernando Rocha Dohmann, juntamente com os Coordenadores das Áreas de Planejamento e os Presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde, consideraram a necessidade de reunir os diversos segmentos da sociedade civil organizada e autoridades do setor para avaliar a situação da Saúde, formular propostas e definir estratégias de sua área de atuação, visando à concretização do Sistema Único de Saúde – SUS.


 
Desta forma, foram convocadas as Conferências Distritais de Saúde, que serão realizadas no período de 16 de junho a 21 de agosto de 2011.

A Conferência do Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 - XVII RA será realizada nos dias 30 e 31 de Julho, das 8 às 18 horas, no Auditório da Faculdade SIMONSEN, Padre Miguel.


DATAS DAS CONFERÊNCIAS DISTRITAIS – 2011

AP DATA LOCAL  HORÁRIO

1.0  17 e 18/07/11  Hospital M. S. Aguiar - Praça da Republica, 111-Centro  8h às 17h 

2.1 11 e 12/07/11  Auditório do Instituto de Neurologia Deolindo

Av. Wenceslau Brás, 65-Botafogo.  8h às 17h 

2.2 30/06/11  Conselho Distrital de Saúde AP 2.2 Rua Conde de Bonfim,764 -Tijuca  8h às 17h 

3.1 19 e 20/08/11  ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública -

Rua Leopoldo Bulhões, 1420 Manguinhos  8h às 18h 

3.2 13/08/11  Universidade Candido Mendes-Rua Dias da Cruz, 188 -Méier  9h às 18h 

3.3 06/08/11  Associação Comercial de Rocha Miranda -

Av. dos Italianos, 629-Rocha Miranda 7h às 21h

4.0 23/07/11  Auditório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga – Estrada de Curicica 2000 - Jacarepaguá  8h às 18h 

5.1 30/07/11  Auditório da Faculdade SIMONSEN - Rua Ibitiúva, 151 - Padre Miguel  8h às 18h 

5.2 09 e 10/07/11  Sindicato dos Professores no Município do Rio de Janeiro - SINPRORIO - Rua Manai, 180-Campo Grande.  8h às 19h 

5.3 3 e 6/07/11  FAETEC – Largo do Bodegão, 46 – Santa Cruz  9h às 17h 

quinta-feira, 23 de junho de 2011

COMO PREENCHER A CAT


MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO – CAT





I – Apresentação.

II – Recomendações gerais.

III – Informações gerais.

IV – Preenchimento do formulário CAT.

V – Conceito, definições, caracterização do acidente do trabalho, prestações

      e procedimentos.

VI – Legislação.

VII – Anexos:

        anexo I - Formulário da CAT;

        anexo II - Fluxo da CAT. http://www.inovamst.com.br/Conteudo/Interna/Duvidas/form_cat.htmSabia mais...

terça-feira, 21 de junho de 2011

O reconhecimento pela ANVISA sobre a prescrição medicamentosa do Enfermeiro




ANVISA reconhece a atribuição do enfermeiro sobre a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, conforme a Lei nº 7498/86.


 
Recentemente, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) encaminhou ofício solicitando a revisão da RDC nº 44/2010, que dispõe sobre o controle de medicamentos antimicrobianos de uso sob prescrição, solicitação acatada com a edição da RDC nº 20, datada de 05/05/2011.



Assim, com o art. 4º da RDC n° 20/2011, fica claro que a prescrição medicamentosa é de atribuição de todo e qualquer profissional regularmente habilitado, não se tratando, portanto, de ato exclusivamente médico.

Através desta Resolução da ANVISA, ficou estabelecido o que a legislação federal já previa, que o enfermeiro realiza prescrições de medicamentos pertencentes ao programa de saúde pública, tendo em vista também a relação de medicamentos certos e previstos no programa ou rotina da instituição.Saiba mais... http://www.enfermagematualizada.com/conteudo.php?id=3009

segunda-feira, 20 de junho de 2011

domingo, 19 de junho de 2011

BRASIL ANUNCIA DOAÇÃO DE US$ 20 MILHÕES À ALIANÇA GLOBAL PARA VACINAÇÃO E IMUIZAÇÃO



Brasília – O Brasil anuncia hoje (13), em Londres, a doação de US$ 20 milhões para a Aliança Global para Vacinas e Imunização (cuja sigla em inglês é Gavi ) – iniciativa internacional lançada em 2000 para garantir a democratização do acesso à vacinação e imunização em nível mundial.

A aliança já conseguiu prevenir mais de 5 milhões de mortes nos últimos dez anos. Inserida no contexto da ação global de combate à fome e pobreza, a doação brasileira, autorizada pela Lei nº 12.413, será feita por meio de parcelas iguais e subsequentes ao longo de 20 anos.

O objetivo é acelerar o acesso às vacinas, a fim de contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com a redução em dois terços, até 2015, do número de mortes de crianças menores de cinco anos.

Fonte: Enfermagem Atualizada






UNHAS ENCRAVADAS E COM MICOSES EXIGEM CUIDADOS MÉDICOS


As unhas não são apenas um complemento das mãos e pés, afinal, elas têm como principal função proteger as pontas dos dedos. E além do aspecto estético, que também inclui cuidados com a higiene e beleza, elas podem revelar o estado de saúde de uma pessoa, causar muito desconforto quando encravam ou crescem com alterações em sua formação.



As unhas podem também sinalizar carências de vitaminas, sais minerais e outros nutrientes, quando apresentam manchas esbranquiçadas.Segundo o dermatologista Joaquim Mesquita, de acordo com o tipo de alteração identificada, os problemas mais simples podem ser resolvidos por um podólogo, especialmente quando se refere a cortar as unhas de forma mais adequada e os processos básicos de limpeza.Saiba mais...


Fonte: Enfermagem Atualizada




DENGUE JÁ CAUSOU A MORTE DE 95 PESSOAS NO RIO DE JANEIRO


Rio de Janeiro – A dengue já matou 95 pessoas no Rio de Janeiro e foram notificados 122.086 casos suspeitos da doença nos 92 municípios fluminenses este ano. Os dados constam do boletim da Secretaria Estadual de Saúde divulgado hoje (8).



Apesar do aumento do número de mortes e de notificações de casos suspeitos de dengue, a Superintendência de Vigilância Ambiental e Epidemiológica ressaltou a tendência de diminuição no ritmo do número de notificações.



“Em janeiro, foram notificados 5.663 casos; em fevereiro 17.429; em março 31.767; em abril 46.260, em maio 20.923 e, em junho, 44”, informa a superintendência.



O município do Rio de Janeiro é o que registrou o maior número de mortes por dengue, 31 até hoje.



Fonte: Enfermagem Atualizada

SAÚDE REFORÇA AÇÕES CONTRA ACIDENTES DE TRABALHO



Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou cooperação com o Tribunal Superior do Trabalho. Medida reúne esforços para fortalecer a política nacional, anunciada em abril pela Presidência

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta quarta-feira (15) termo de cooperação técnica para fortalecer as ações de prevenção a acidentes de trabalho, cujas notificações vêm aumentando no país. A medida envolve os ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social, além da Advocacia Geral da União e do próprio Tribunal Superior do Trabalho (TST).

No Sistema de Informação de Agravos e Notificação do Ministério da Saúde, o número de atendimentos por acidentes de trabalho e/ou agravos relacionados ao trabalho foi de 81.113 em 2010. Em 2007, haviam sido 41.231. Ou seja, quase dobrou.

“Esta é uma ação para aproximar o Executivo e o Judiciário para a troca de experiências e ações comuns e campanhas públicas. Temos a idéia de que haja este comitê, que reúne Executivo e Judiciário em plano nacional, mas que tenhamos uma expressão deste comitê lá nos estados.

Algo que envolva as secretarias estaduais, secretarias municipais, gestores municipais, os Centros de Referência de Saúde do Trabalhador, para adequar, reforçar as ações dos entes públicos, chegar cada vez mais perto do espaço de trabalho, dos problemas específicos de cada região”, ressaltou o ministro Padilha.

A assinatura ocorreu no Tribunal Superior do Trabalho, com a presença do presidente do TST, João Oreste Dalazen, e a vice, Cristina Peduzzi .

Fonte: Enfermagem Atualizada

terça-feira, 14 de junho de 2011

Acidente com jovem antecipa início de campanha sobre risco de soltar pipa



Campanha vai capacitar monitores para darem palestras em colégios.

Rapaz teve 44% do corpo queimados e seu estado é considerado grave.





Do Bom Dia Rio



Um acidente com um menino que corria atrás de uma pipa em uma subestação de energia em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, antecipou para esta segunda-feira (14) o início da campanha "Férias sem Risco".



A campanha da concessionária de energia Ampla busca conscientizar os moradores sobre os riscos de soltar pipas próximo à rede elétrica.



O adolescente de 15 anos teve queimaduras graves ao levar um choque dentro da subestação de energia. As câmeras de segurança da concessionária registraram o momento em que o rapaz pula o portão e entra no local proibido. O acidente ocorreu na tarde de domingo (12). Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, e teve 44% do corpo queimados. O estado dele é considerado grave.



Segundo o diretor de relações institucionais da Ampla, André Moragas, a campanha tem dois objetivos. Um é a conscientização em colégios onde a Ampla tem concessão, em dez municípios com maior número de acidentes. "Nós vamos capacitar monitores, que vão dar palestras nesses colégios desses dez municípios, levando esses panfletos que trazem dicas de segurança para que a criança entenda o perigo de soltar pipa na rede elétrica", explica.



André Moragas explica que a segunda etapa é a informação na casa do cliente. "Nós vamos utilizar nossas contas de energia para colocar informações, dicas úteis de segurança, para que o cliente tenha essa dica para seu filho, para sua família, para que não corra esse perigo de tocar indevidamente na rede elétrica", acrescentou.



A campanha pede que as ciranças evitem soltar pipas perto das redes elétricas e que não utilizem cerol, que pode até romper os cabos de energia. Os cinco munícipios com maior indíce de acidentes envolvendo pipas em rede elétrica são: Niterói, São Gonçalo, Magé, Petrópolis e Angra dos Reis. Esse perigo aumenta no período de férias.

domingo, 12 de junho de 2011

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Arraial Alexander Fleming!
Participe do nosso arraial, no dia da campanha venha caracterizado, teremos várias atividades educativas e também divertidas para todas as idades.
Não perca!

Saúde e Segurança: Previdência e Fazenda divulgam valores do FAP/2011


Da Redação (Brasília) – Estão disponíveis a partir desta sexta-feira (1º), nos portais do Ministério da Previdência Social (MPS) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, os valores do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) 2011 de 922.795 empresas – integrantes de 1.301 subclasses ou atividades econômicas. O fator acidentário foi atualizado com base no histórico de acidentalidade de 2008 e 2009, alterando as alíquotas da tarifação individual por empresa ao Seguro Acidente do ano que vem. Saiba mais... http://www.sinduscon-pr.com.br/principal/home/?sistema=conteudos%7Cconteudo&id_conteudo=1499&PHPSESSID=3db56210697d8f32879af5fae60acc03

Aprova o Regimento Interno da 14ª Conferência Nacional de Saúde.

PORTARIA Nº 935, DE 27 DE ABRIL DE 2011

 
MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, resolve: saiba mais...http://www.brasilsus.com.br/legislaçoes/gm/107933-935.html

Previdência: projeto cria distinção entre deficiência e seqüela


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7218/10, do deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) e outros, que diferencia a pessoa com deficiência do trabalhador com redução de capacidade laborativa adquirida já na condição de segurado. A proposta altera a Lei de Benefícios da Previdência Social (8.213/91). saiba mais...http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/192430.html

sábado, 4 de junho de 2011

Caminhada contra a Dengue

Realizamos hoje uma grande caminhada com a participação de funcionários, estudantes, moradores, representantes de associações de moradores e populares. A caminhada teve a função de orientar a população sobre os riscos de manter e permitir água parada e também de localizar e notificar possíveis focos. Acompanhe a nossa caminhada e fique atento para participar das próximas!







sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comemoração do Dia Mundial sem Tabaco

Comemora-se em 31 de maio o Dia Mundial sem Tabaco e no dia 1º de junho, nós do CMS Alexander Fleming fizemos uma grande feira de saúde para promover os benefícios de uma vida livre do tabagismo. Durante todo o dia tivemos atividades educativas: Palestras, panfletagem, exibição de vídeos, avaliação odontológica e captação para formar grupos de apoio no combate ao tabagismo. Confira:





quinta-feira, 2 de junho de 2011

Semana da Enfermagem e Serviço Social

Realizamos 2 dias de comewmorações:18 e 19 de maio!!!
Parabéns Equipe!!!

Dia do Desafio

Em 25/05 comemoramos o Dia do Desafio e durante toda a manhã executados várias atividades físicas. Participaram o grupo de idosos renovação, os funcionários e usuários do serviço de saúde. Confira:





Várias atividades:
Palestra alimentação saudável
Cafá da manhã
Avaliação postural

Valorização da mulher!!!

Acompanhe e comente acerca das fotos da Semana de Valorização da Mulher!!!!!
Foram dois dias enriquecedores!!!!



2° Caminhada Da Dengue

A Direção e funcionários do CMS Alexander Fleming convidam  para 2°Caminhada da Dengue que acontecerá  no dia 04 de junho de 2011 às 8:30h.
Teremos várias atividades mobilizando a comunidade!!!
Segue:
Carro de som
Grupo de pagode : Puro Sentido
Rajada de fogos.

Tìtulo da caminhada:"Pega Mosquito"

 
Design by Luciana de Oliveira