quinta-feira, 31 de maio de 2012

31 de maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo




O tabagismo é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que no país ocorram 200 mil falecimentos por ano, em conseqüência do cigarro. Os males causados pelo hábito de fumar incluem câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, e doença cérebro-vascular. Outras doenças que também estão relacionadas ao uso do cigarro são aneurisma arterial, trombose vascular, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e impotência sexual no homem. Mas parar de fumar não é impossível.



PROCURE UMA UNIDADE DE SAÚDE MAIS PRÓXIMA DE SUA CASA!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bilhete Único no Município do Rio de Janeiro para pacientes com deficiência física e tratamento de doenças crônicas.




Com o decreto 32.842, do Prefeito Eduardo Paes de 1º/10/2010 que regulamenta a Lei nº 5211,
de 01 de julho de 2010, que institui o Bilhete Único no Município do Rio de Janeiro e concede gratuidade no sistema de transportes do município do Rio de Janeiro aos pacientes com deficiência física e tratamento de doenças crônicas.
Sendo assim basta o preenchimento completo da Ficha de Cadastro Especial para Pessoas com Doença Crônica e Deficiência, e entrega-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)mais próximo, após 60 dias da entrada do processo, entrar em contato com a Central Rio Card 4003-3737, para verificar se foi aprovado e agendar a foto para a emissão do Rio Card Especial.
O Formulário de cadastramento deve ser preenchido com o laudo médico de profissional
habilitado da rede oficial federal, estadual ou municipal do SUS - Sistema Único de Saúde, contendo o CID-10 (código da Doença);

O Paciente deve apresentar no CRAS e Unidade de Saúde um Documento de Identificação (Identidade ou Certidão de Nascimento); e CPF;
Comprovante de residência atual (conta de água, luz, gás ou telefone fixo);
A Ficha com laudo médico para ser aceita deve:
a) Ter o carimbo e assinatura do médico;
b) Ser legível e ter o CID-10;
c) Declarar, quando necessário, se faz tratamento continuado;
d) Todos os dados devem ser preenchidos sem abreviações;
e) Neste caso deve descrever o tempo de duração do tratamento, o tipo de tratamento e a frequência com que comparece na unidade de saúde. Justificar a necessidade de acompanhante, se necessário.

Disciplina o artigo 301 do Código Penal que :
“ artigo 301 – Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstancia que habilite alguém a obter, cargo público, isenção de ônus ou de serviço público, ou qualquer outra vantagem.
Pena – detenção, de 2(dois) meses a 1(um) ano.”

Já o § 1º do referido artigo aduz:
FALSIDADE MATERIAL DE ATESTADO OU CERTIDÃO
“§ 1º – Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor da certidão ou atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstancia que habilite alguém a obter o cargo publico , isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem.
Pena – detenção, de 3(tres) meses a 2(dois) anos”

No que concerne o artigo 302 do Código penal, tratará o presente trabalho de esmiuçar algumas particularidades acerca do tema.
FALSIDADE DE ATESTADO MÉDICO
“art. 302 – Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:
Pena – detenção, de 1(um) mês a 1(um) ano”.
§ único – Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.


sexta-feira, 25 de maio de 2012

25 de Maio - Dia do Massoterapeuta


Hoje, 25 de Maio, é o Dia do Massoterapeuta.
Nós do CMS Alexander Fleming parabenizamos os profissionais de massoterapia.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

22º LUGAR NO CRCQ


Unidade Promotora do cuidado à Pessoa com Hipertensão e Diabetes...

13º LUGAR NO CRCQ !

PARABÉNS A TODOS SERVIDORES E FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHARAM E TRABALHAM EM PROL DE UMA SOCIEDADE MELHOR.....PARABÉNS PELO TÍTULO DE UNIDADE AMIGA DA VACINAÇÃO.

domingo, 20 de maio de 2012

Semana da Enfermagem - 12 à 20 de Maio

No último dia 15 de Maio nós do CMS Alexander Fleming comemoramos a SEMANA DA ENFERMAGEM, que se inicia no Dia 12 de Maio (com o Dia do Enfermeiro) e se encerra no Dia 20 de Maio (Com o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem).
A nossa comemoração foi um sucesso, começando com um delicioso Yakisoba que nos foi presenteado pela Enfa. Tereza Fugiko e complementado com um maravilhoso bolo de chantilly que também nos foi presenteado pela Téc Enfermagem Edir.
Nós do CMS Alexander Fleming parabenizamos nossos colegas pela comemoração, mas principalmente por serem profissionais tão competentes e dedicados.
Profissionais de Enfermagem... Obrigado por existirem em nossas vidas!!!

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes".
(Florence Nightingale)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dia D da Campanha da Gripe - Um Sucesso!

Nosso dia D de Vacinação na Campanha da Gripe foi um SUCESSO. Atuamos no CMS Alexander Fleming e também tivemos vacinação com 2 PV's montados no novo Residencial de Senador Camará, situado na Av Santa Cruz.
A receptividade dos moradores do Residencial foi maravilhosa e contamos também com o apoio do grupo de Assistentes Sociais da SMH que lá atuam nos dando todo respaldo necessário. Só temos a agradecer!
Na nossa Unidade de Saúde também a procura foi muito grande.
Porém, a Campanha continua, e caso você não tenha ainda se vacinado é só procura nossa Unidade de Saúde, ou uma Unidade mais próxima de sua casa até o dia 25 de maio e tomar sua dose da vacina.
Se você é gestante de qualquer idade; se seu filho tem até 1 ano, 11 meses e 29 dias; ou se você está acima de 60 anos, não deixe de se vacinar, sua saúde é muito importante para nós!

sábado, 5 de maio de 2012

Hoje é o 1° Dia de Vacinação contra Gripe - 05 à 25 de Maio de 2012

Hoje estaremos iniciando a Campanha de Vacinação contra a GRIPE.
A vacina será aplicada em crianças com 2 anos INCOMPLETOS, Gestantes de qualquer idade e Idosos.


Hoje estaremos atendendo no CMS Alexander Fleming e no Condomínio novo, da Av Santa Cruz, que fica ao lado do Prezunic de Senador Camará.

Porém, caso você não possa ir hoje, não se preocupe, você poderá se vacinar até o dia 25 de Maio, no CMS Alexander Fleming, ou em qualquer Posto de Saúde de nossa cidade.
Não deixe de comparecer se vc estiver dentro de uma das faixas estipuladas!!!
PREVENIR é muito IMPORTANTE!!!

 
Design by Luciana de Oliveira