terça-feira, 31 de julho de 2012

De 01 à 07 de Agosto - Semana Mundial de Amamentação.


De 01 à 07 de Agosto - Semana Mundial de Amamentação.

A Semana Mundial da Amamentação – SMAM, celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, foi idealizada pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é comemorada desde 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

A cada ano, a WABA define o tema central da campanha, que passa a ser discutido nos diversos países, unificando as comemorações em todo o mundo. A IHAC foi criada há vinte anos, a partir da Declaração de Innocenti, na qual foram determinadas metas e objetivos para a promoção da amamentação exclusiva até os quatro ou seis meses, e continuada até o segundo ano de vida ou mais.

Com alguns cuidados, a amamentação não machuca o peito e fica mais fácil para o bebê retirar o leite do peito:


• A melhor posição para amamentar é aquela em que a mãe e o bebê sentem-se confortáveis.

• É importante para a produção de leite que o bebê esvazie as duas mamas.


• É comum o bebê engolir ar enquanto mama. Por isso, quando terminar de mamar, é importante segurá-lo junto ao colo, em posição vertical, para que ele possa arrotar e não tenha desconforto.


• O bebê deve mamar sempre que quiser. Com o tempo ele faz seu horário. Com alguns cuidados, a amamentação não machuca o peito e fica mais fácil para o bebê retirar o leite do peito.


• O bebê deve estar virado para a mãe, bem junto de seu corpo, bem apoiado e com os braços livres.


• A cabeça do bebê deve ficar de frente para o peito e o nariz bem na frente do mamilo. Só coloque o bebê para sugar quando ele abrir bem a boca.


• Quando o bebê pega bem o peito, o queixo encosta na mama, os lábios ficam virados para fora, o nariz fica livre e aparece mais aréola (parte escura em volta do mamilo) na parte de cima da boca do que na de baixo.


• Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamar, o que deve ser respeitado. Deixe-o mamar até que fique satisfeito. Espere que ele esvazie bem a mama e então ofereça a outra, se ele quiser.


• O leite do início da mamada tem mais água e mata a sede. É muito importante que o bebê esvazie bem a mama, pois o leite do fim da mamada tem mais gordura e, por isso, mata a fome do bebê e faz com que ele ganhe mais peso.


• Quando for preciso tirar o bebê do peito, para que ele solte o mamilo sem machucá-lo, a mãe pode colocar o dedo mínimo no canto da boca, entre as gengivas.

Doação de leite materno:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=34880

Listagem dos Hospitais Amigos da Criança no Brasil:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/ihaca4.pdf


Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=34831

 
Design by Luciana de Oliveira