sexta-feira, 30 de março de 2012

Vai Rolar - Para Profissionais de Saúde


Manejo Clínico da Dengue

Data: 02/04/2012
Horário: 15h
Local: CMS Alexander Fleming
Profissionais: Médicos e Enfermeiros
Palestrante: Dr. Carlos(Coordenador Médico IABAS-CAP 5.1)

Reuniões do Conselho Distrital de Saúde da AP5.1 de 2012



Reuniões Executivas e Ordinárias de 2012
Mês
Exclusiva com Conselheiros “Executiva”
Ordinária
Março
12/03
31/03
Abril
09/04
28/04
Maio
14/05
26/05
Junho
11/06
30/06
Julho
09/07
28/07
Agosto
13/08
25/08
Setembro
10/09
29/09
Outubro
08/10
27/10
Novembro
12/11
24/11
Dezembro
10/12
22/12


segunda-feira, 26 de março de 2012

Os perigos da automedicação: consulte um Médico.



O uso inadequado de medicamentos pode levar desde a uma reação alérgica leve até a um quadro grave de intoxicação, além de mascarar alguns sintomas de uma doença mais grave, atrasando o diagnóstico e comprometendo o tratamento.
Segundo revisão dos dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Intoxicações Tóxico-Farmacológicas – SINITOX, da Fundação Oswaldo Cruz, no ano de 2006 foram registrados 112.760 casos de intoxicação humana com 511 óbitos. Desses, 34.582 foram devidos à intoxicação por medicamentos gerando 106 óbitos. O documento não deixa claro quantos desses acidentes são devidos à automedicação. Deve ser levado em consideração também que muitos casos não chegam ao conhecimento dos órgãos encarregados das estatísticas. São os casos de subnotificação.
O acompanhamento médico é fundamental na hora de usar um medicamento, mesmo este sendo vendido sem obrigatoriedade de uma prescrição médica. O médico é a única pessoa com as condições adequadas para avaliar as necessidades de um paciente, seu histórico de saúde, possíveis interações medicamentosas e possibilidades de alergias, prescrevendo de forma adequada um tratamento.
Por isso, a população deve estar atenta aos perigos do uso indiscriminado de medicamentos:
  • A automedicação pode levar a erros de diagnósticos, à escolha de uma uma terapia inadequada e pode retardar o reconhecimento de uma doença, com a possibilidade de agravá-la.
  • Os medicamentos que já foram anteriormente prescritos podem não ser mais efetivos para uma reincidência da doença. A não ser que o médico já tenha orientado desta forma.
  • Sintomas iguais podem ter causas diferentes. Os sintomas são apenas um dos indicativos de problemas de saúde. Antes da prescrição, a consulta médica, o exame clínico e a realização de exames complementares são fundamentais.
  • Interações medicamentosas podem ter consequências graves para a saúde. O médico tem competência para avaliar que tipos de medicamentos podem ser tomados em conjunto.
  • Os médicos devem ser cautelosos ao fazer suas prescrições, usando letras legíveis ou prescrições impressas, além de orientar sobre o uso correto e os cuidados quanto à substituição dos medicamentos prescritos.
Com o fracionamento das doses de medicamentos o Ministério da Saúde está ajudando a evitar a automedicação e os riscos de intoxicação, pois desta maneira o paciente leva para casa apenas a quantidade necessária para seu tratamento.

Cada um deve fazer a sua parte para evitar as complicações do uso indiscriminado de medicamentos.

Contribuição: Luciana - Servidora da Farmácia
Fonte: http://www.news.med.br/p/para-pacientes/28340/os-perigos-da-automedicacao-cuide-melhor-da-sua-saude-evite-o-uso-indiscriminado-de-medicamentos.htm

segunda-feira, 5 de março de 2012

ACONSELHAMENTO PARA ADOLESCENTES - UM NOVO GRUPO NO CMS ALEXANDER FLEMING


A partir de abril estaremos iniciando um grupo de adolescentes voltado para orientações acerca do sexo seguro,DST, métodos contraceptivos. As atividades serão diversificadas com dinâmicas,bate-papo,jogos. As inscrições estão abertas. Responsável Enfª Verônica.

10ª Caminhada de mobilização contra a Dengue




Estamos de olho! A última caminhada contou com a participação de 26(vinte e seis voluntários da comunidade), além dos profissionais. Nosso alvo além de descobertas de focos, foi a sensibilização do comércio local com fixação de cartazes.Veja!

CMS ALEXANDER FLEMING COMEMORA 25 ANOS DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE










No último dia 14 de fevereiro o CMS Alexander Fleming comemorou 25 anos de prestação de cuidados primários de saúde a população. Foi uma festa com a participação da comunidade, lideranças comunitárias, funcionários antigos. Na abertura foi realizada missa com o padre da igreja local, e atividades educativas de promoção à saúde ao longo do dia. Agradecemos a participação da Coordenadora da AP DrªTatiane Caldeira Salles.


 
Design by Luciana de Oliveira