terça-feira, 2 de outubro de 2012

02 de Outubro - Dia Nacional de Doação de Leite Humano





As mães com leite excedente podem doar o leite materno para crianças prematuras e de alto risco internadas em UTIs. O leite humano é fundamental para o auxílio do tratamento destas  crianças. Qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode fazer a doação.
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi criada em 1998, por iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz. Sua missão é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.
Essa é uma excelente iniciativa e um gesto de amor e solidariedade. “O que para alguns é apenas leite, para muitas crianças é vida”.
O Brasil foi o primeiro país a possuir tal instrumento e hoje possui a maior e mais complexa Rede de Bancos de Leite Humano do Mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Porém, os estoques são insuficientes, pouco mais da metade das crianças necessitadas é atendida. Hoje a rede brasileira possui 186 bancos de leite humano.
O banco de leite humano é um centro especializado, obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade de colostro, leite de transição e leite humano maduro; para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou do nutricionista.
Os procedimentos adotados para o processamento e o controle de qualidade do leite humano são sensíveis e seguros. Em todo Brasil os procedimentos executados nos Bancos de Leite Humano são supervisionados pela Vigilância Sanitária dos estados e Municípios, e pela ANVISA.
O processo de doação é bem simples, é necessário entrar em contato com o banco de leite falando sobre a disponibilidade para doação e apresentar o cartão de pré natal para confirmar a inexistência de HIV e Hepatites. Em seguida, a equipe do banco de leite se encarregua do restante, o único trabalho é retirar o leite. Os profissionais do banco de leite pegam os dados do doador e vão até a casa da pessoa para entregar o material necessário para a ordenha (vidros esterilizados, rótulos para anotações, avental descartável e touca descartável).
Como ordenhar o leite para doação?
  • O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias.
  • Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;
  • Prenda e cubra os cabelos com uma touca;
  • Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa
  • Evite conversar durante a retirada do leite e utilize uma máscara cobrindo o nariz e a boca.
O leite ordenhado deverá ser acondicionado no recipiente próprio fornecido pelo banco de leite e em seguida ser pré estocado no refrigerador, na prateleira superior, com prazo de validade de 24 horas ou no freezer por 15 dias. Em seguida, após entrar em contato com o banco de leite, os profissionais se encarregam pelo transporte do leite doado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Luciana de Oliveira